Linguagens

Uma grande introdução para te auxiliar nos estudos de Linguagens

Objetivo da matéria

Objetivo de linguagens é trabalhar corpo, mundo, percepção e criação.

Dicas para seus estudos:

  • Desenhe em suas anotações (e anote sempre! )
  • Faça uma pasta (no computador,celular ou física) e guarde todas as imagens,músicas e filmes que gostar.
  • Faça associações dos conteúdos que estuda com outras experiências do cotidiano, com coisas que já viu ou outras matérias. 
  • Se possível visite os sites de vários museus e centros culturais.
  • A principal chave para se entender arte é ampliar seu repertório (ou seja conhecer as/os artistas que existem e que existiram , os movimentos que aconteceram e
  • Associar isso com o mundo!

Linguagens: Mas o que é isso?

“A Linguagem é um sistema de signos ou sinais usados para a comunicação e expressão de ideias, valores e sentimentos”

Marilena Chauí

Assim, quando falamos em linguagens estamos falando de um instrumento, um sistema necessário para realizar uma comunicação. São gestos, sons, cores, ritmos, posições, palavras e muitas coisas.

A linguagem é diferente da comunicação, pois ela é a ferramenta necessária para ocorra a comunicação*.

Ela também não é a Língua pois está última se refere a um conjunto de regras, ordens, símbolos próprios debatidos e determinados (existe as determinações gramática na língua portuguesa, por exemplo. Por isso, dizemos também Língua de Sinais.) A Linguagens não está determinada por estas convenções.

*Comunicação: é a troca de alguma mensagem por um código ou canal entre um emissor (quem produz a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem.

Arte: o que é isso?

Antes de definir algo, perguntamos:

O que é um artista?

O que é uma obra de arte?

Conforme investigamos, vamos percebendo que definir o que é e o que não é arte acaba sendo uma tarefa difícil. Ela pode ser determinada pela pessoa que a criou, ou um conjunto de pessoas que posteriormente chamaram aquela peça de “arte”, ou ainda o próprio espaço (como um museu ou galeria) lhe dá este “selo” (E isso pode ser questionável, sempre).

Podemos dizer algumas coisas que percebemos que estão envolvidas tanto no que irá definir arte, quanto no trabalho do que é ser artista como também no que tornará um objeto em um trabalho artístico.

A arte seria esta pesquisa por algo, uma reflexão,  seja por entender uma cor ou uma forma, aplicar uma técnica afim de ver o que pode surgir. É, às vezes, dentro dessa pesquisa, utilizar referências da própria história da arte de vários grupos, ou ainda de algum outro conhecimento como ajuda/citação ou reformulação da mesma referências para se criar este objeto. (Como uma pesquisa é sempre interessante conhecer o que foi feito antes, em vários contextos)

Seguindo com este pensamento, ela também é um processo. Nada surge do nada, nem mesmo as obras de arte (e aqui podemos também acabar com a ideia de que é necessário ser um gênio, ou ter uma inspiração quase sobrenatural, ou ainda talento/dom para ser artista ou fazer arte). Ela, a arte, bem como ser um artista é resultado de um longo processo de estudos, experimentação e execução ( ninguém é artista se não executa suas ideias, ou as expõe de alguma maneira para o mundo, seja escrevendo, desenhando e mostrando tudo isso aos amigos).

( O processo de Picasso para exemplificar a ideia de pesquisa e processo)

Nisto surge a última características que envolve as três questões que levantamos: a criação. A criação é este expõr para o mundo. Quando se cria se chama a atenção para alguma coisa do mundo. As obras de arte as vezes estabelecem relações com a gente de diversas maneiras, mas uma delas é este apontamento para uma visão/sensação que antes eu havia pouco percebido.

Estes são aspectos que elencamos que geralmente são comuns nas definições dessas perguntas todas. Mas nada aqui será 100% definido.

Aqui colocamos algumas obras de tantas pessoas e tantos lugares do mundo que estão abraçadas neste campo do que é arte, veja como elas são tão diversas, de técnicas e tempos diferentes e que mesmo que alguma não seja de seu gosto elas permanecem neste campo: 

Imagem relacionada

Dalton Paula – Sem titulo, 2012. Tinta acrílica e madeira. 51 x 60 x 50 cm

Zansky – Box. Ilustração Digital.

Heitor dos Prazeres – Sem título. Óleo sobre tela.

Boneca Karaja

Rafael – Escola de Atena, 1509-1511. Tinta reboco. 5m x 7,7m

Kara Wlalker – FRee lesson  plan

Máscara Ype dos índigenas  Ypé

Albers – Homenagem ao quadrado, 1964. Óleo sobre tela.  76,2 x 76,2 cm

Veio – Sem título, 2012. Tinta acrílica e madeira. 51 x 60 x 50 cm 

Felix Gonzalés Torres – Amantes Perfeitos (Perfect Lovers) ,1991.

Jean Michel Basquiat – Despues de un Puno, 1987. Tinta acrílica, giz pastel oleoso e xerox. 213.4 x 152.4 cm

Edward Weston – Pimentão nº30. Fotografia.

Onde estudar?

É importante entender que esta parte/matéria presente na grade do CLN, faz complemento de todos os assuntos que englobam a pasta de Linguagens, Códigos e sua tecnologias que existe no enem.  Nesta pasta a habilidade principal é a de interpretação dos textos e imagens (você pode ver melhor o que cai, pasta por pasta, neste arquivo que umas das professoras do cursinho criou). para isso uma boa dica é aumentar seu repertório e leitura em relação a artes, literatura, esportes e o do próprio português. Sobre artes em si o que entendemos que aparece com frequência  é o entendimento das técnicas de arte contemporânea dos movimentos modernos no Brasil.

Deixamos as perguntas para se estudar:

  • O que é arte contemporânea?
  • Como as produções artísticas/ visuais/ sonoras nos ajudam a entender o mundo?
  • Qual o caminho foi percorrido para chegarmos na arte de hoje? (quais mudanças de pensamentos, debates e novas ideias surgiram no Brasil?)
  • O que foi modernismo?
  • Se pudesse listar 5 pessoas artistas importantes para o desenvolvimento da arte no Brasil, quais seriam e porquê?
  • Como a arte se relaciona com a sua vida?

MATERIAIS

Museus online

*Alguns ainda não possuem o modo de visitação online disponibilizando apenas o acervo para pesquisa.

Google arts https://artsandculture.google.com/

Acervo digital do Museu Afro http://www.museuafrobrasil.org.br/acervo-digital

Acervo digital da Pinacotecahttp://biblioteca.pinacoteca.org.br:9090/site/php/index.php

Visitação 360° dentro da Pinacotecahttps://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente

Vídeos/Aulas

O que é arte contemporânea vídeo rápido para entender as mudanças de definição do que é arte.

QUARENTENA ENEM: Arte Moderna | História da Arte Resumão de 6 minutos sobre Arte Moderna.

Arte Contemporânea | Linguagens e Códigos no Hora do Enem – Ep.413 Arte contemporânea x Arte moderna, com resolução de questão

Mundo das artes Conteúdos para o enem

Documentário 

Janela da Alma (para se entender sobre todos estes processos da arte)

Livros, artigos e textos em PDF

História da Arte – GombrichEste é um livro, meio manual, muito utilizado até um tempo atrás, nos estudos de história da arte.

A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica Para entender as mudanças de como a arte passou a ser tratada com a revolução industrial, a perda da sua “Aura”.