Programação 2021

Bem-vindas ao Cursinho Livre da Norte!

Aqui vai todas as informações de como serão nossas aulas, leia até o final ( já tem aviso, viu?).

Antes de mais nada, para quem ainda não sabe, o Cursinho Livre da Norte é um cursinho popular e comunitário, que atua desde 2017 nos bairros da Vila Nova Cachoeirinha e Vila Brasilândia. Partindo do princípio da autonomia política e pedagógica nos empenhamos em construir um ambiente em que estudantes e educadores/as consigam experimentar uma vivência em pedagogia libertária e anticapitalista, estabelecendo relações de horizontalidade, solidariedade e liberdade.

Para saber mais sobre o nosso cursinho, acessem nosso site: https://cursinholivredanorte.milharal.org/quem-somos/. Também estamos no Facebook, Instagram e Youtube, e todas as nossas atualizações costumam aparecer por lá. E se quiser conhecer um pouco mais da nossa trajetória, produzimos um zine sobre o cursinho que pode ser encontrado aqui.

Em 2021, devido à pandemia, tivemos que adaptar nossas ferramentas e metodologias para poder seguir nossas atividades à distância. Dessa forma, o cursinho vai se organizar da seguinte maneira:

1) Quatro áreas (Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagens e Matemática) concentrarão as disciplinas do cursinho. Cada área será responsável por uma semana no mês, na qual irá coordenar as atividades e liderar a comunicação com vocês. A primeira área a assumir será a de Humanidades, e mandaremos o rodízio completo quando as aulas começarem.

As atividades do CLN começam no dia 06/03, com uma Live inaugural.

2) As semanas vão se organizar assim: toda segunda-feira a área responsável libera os materiais de estudo daquela semana (PDF, listas de exercício, etc) nos canais de comunicação do Cursinho (grupo de Whatsapp, email, site).

3) Ao longo da semana, os/as educadores/as ficarão disponíveis para acompanhar os estudos e plantões de dúvida online via videochamada poderão ser marcados de acordo com a demanda e disponibilidade das alunas.

4) Aos sábados, a partir das 10h, haverá uma live com os/as educadores/as da área para discutir os assuntos da semana, aprofundar alguns conceitos, resolver exercícios e tirar dúvidas. As lives, que terão entre 1h e 1h30, serão transmitidas ao vivo pelo nosso canal no Youtube e ficarão gravadas para quem não puder participar. Mas a participação é muito importante como um espaço para discutir e tirar dúvidas.

A primeira live das disciplinas será no dia 12/03.

5) Estamos considerando outras ferramentas de ensino e aprendizagem online (Google Classroom por exemplo) que vão depender do interesse e da disponibilidade de todas. Então a princípio, o contato será feito via grupo de whatsapp, e-mail, site e lives nas nossas redes sociais – mas podemos nos ajustar ao longo do semestre.

Por fim, mas muito importante, o Cursinho Livre da Norte é um cursinho popular, auto-gestionado e horizontal. Isso significa que não há uma coordenação central (nos organizamos a partir de comissões que cuidam das diferentes demandas) e que a construção se faz coletivamente com as alunas. Suas sugestões e impressões do processo são muito importantes, e vocês estão mais que convidadas para somar na construção do cursinho. Normalmente discutimos e tomamos decisões em reuniões mensais, abertas a todas, e pelo whatsapp.