Semana 1

Nessa semana, bem como nas próximas, falaremos sobre as bases da Matemática. Começamos com operações básicas (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) com números naturais. Após isso, continuaremos com teoria dos conjuntos, falando sobre conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e suas relações com as operações básicas. Expandiremos as regras das operações básicas para abarcarmos números mais complicados de se lidar. Por fim, falaremos sobre proporcionalidade, e como trabalhamos a regra de três (normal e inversa) a partir das operações elementares.

Recomendamos que, após assistirem um vídeo de teoria, vocês assistam o vídeo com exercícios guiados. Isso dará para vocês alguns truques de como resolver exercícios. Neles nós mostraremos formas de resolução, e abriremos espaço para que vocês façam alguns exercícios por si próprios. Após isso, resolveremos esses exercícios em conjunto. Também disponibilizaremos exercícios para que vocês façam como lição de casa, para treinarem suas habilidades ainda mais.

Esse post será editado e expandido conforme os materiais forem aumentando, então fiquem de olho!

TEMA #01: SOMA E SUBTRAÇÃO

Aqui abordamos as duas operações mais elementares da Matemática, que servirão de base para o entendimento de grande parte do que será feito daqui em diante. Falamos do conceito e de como adição e subtração se comportam com relação uma à outra. Mencionamos ainda, brevemente, números negativos.

Para que treinemos nossas habilidades de soma e subtração:

Disponibilizamos, ainda, uma lista de exercícios sobre soma e subtração (FONTE: https://files.comunidades.net/profjosecarlos/EXERCICIOS_SOBRE_ADICAO_E_SUBTRACAO.pdf). Como lição de casa, recomendamos os exercícios 1 – 6.

https://drive.google.com/open?id=1JYP5aVlKaHHmuFRnmzCitKx19zwdyvvB&authuser=0

TEMA #02: MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Continuamos aqui com o nosso estudo das operações elementares. Em mais detalhes, comentamos sobre a Multiplicação e a Divisão, e sobre como ambas se relacionam entre si e com as operações já mencionadas anteriormente.

Para os exercícios de Multiplicação e Divisão, temos o seguinte vídeo:

Da respectiva lista de exercício abaixo, recomendamos os exercícios 1 – 10:

https://drive.google.com/open?id=1ix8FB0pwYaejl3xWffY9b_mZO6GvFZ3W&authuser=0

Recomendamos que cada um de vocês, individualmente, monte a própria tabela de tabuada, para que pratiquem soma e consigam compreender, com a prática, como os números em uma multiplicação se relacionam entre si. Como referência de comparação, disponibilizamos aqui uma tabela de tabuadas:

https://drive.google.com/open?id=1eYGPoHNxiL9AoUi5StoHZPWRYo16NvJx&authuser=0

TEMA #03: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO

Aqui expandimos nosso estudo das operações elementares da Matemática. Começando com potenciação, comentamos brevemente sobre o uso dessa operação no quotidiano da ciência e tecnologia, e explicamos as minúcias acerca da notação e das operações com potências. Detalhamos, ainda, os expoentes notáveis com os quais trabalhamos, e justificamos os resultados do expoente zero, bem como detalhamos por que a potência 0^0 não é definida pela matemática.

O link do vídeo é:

Falamos também de radiciação, e quais são as principais propriedades dessa operação. Além disso, relacionamos-na com a operação de potenciação, traçando um forte paralelo entre ambas. O link do vídeo:

TEMA #04: GRANDEZAS PROPORCIONAIS E REGRA DE TRÊS

Nesse tema aplicamos o aprendido até então e descobrimos a proporcionalidade entre grandezas e ensinamos a famosa regra de três, conta famosa em situações de proporção e muito cobrada no ENEM.

O link do vídeo é:

Para os exercícios :

O vídeo de conjuntos virá entre dia 11 e 12.

TEMA #05: OPERAÇÕES BÁSICAS COM FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS:

Continuamos nossos estudos sobre operações básicas da Matemática. Aqui discutimos como as quatro operações básicas da Matemática se constroem com números decimais e frações. Além disso, especificamos a íntima relação entre ambos, e como um pode ser usado para justificar a conta do outro.

O link para o vídeo:

Como complemento a esse vídeo, fizemos dois vídeos de exercícios guiados:

Além disso, temos uma lista altamente personalizada feita pela Letícia, nossa colega do time de Matemática, sobre multiplicação e divisão! Não deixem de fazer!

https://drive.google.com/open?id=1jpr8P4846hB_YmcDwN7CFmVbp1s92093&authuser=0

Forte abraço e bons estudos,
Klaus e Lucas

*********************************

Olá, pessoal! Chegamos ao fim da primeira semana de aulas – parabéns a todos que conseguiram sobreviver até agora!

Acabamos de adicionar vídeos de exercícios sobre operações básicas com números decimais e frações. Não se esqueçam de assistir aos vídeos de teoria quanto a isso também!

Além disso, preparamos um pequeno teste sobre as matérias dessa semana. É muito importante que vocês tentem fazer esse teste, para termos uma noção de onde estão as maiores dificuldades – assim podemos ajudá-los melhor! Não se esqueçam de postar quaisquer dúvidas que tenham no nosso fórum de dúvidas!

No mais, aqui está o link do teste: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScTi6J0qoC1phkUFbr82Doa1osJKqSk9wVWxbVBQfZfqv0m8w/viewform?usp=sf_link

Bom fim de semana e bons estudos a todos!